quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Projeto de Educação Patrimonial com supervisão da Drª Adriana Castro
No final do ano de 2006, tive a oportunidade de vivenciar mais um trabalho com a Drª Adriana Castro. A publicação do livro "Um passeio pela cidade de São Jorge dos Ilhéus", escrito pelas crianças do Colégio São Jorge dos Ilhéus, finalizando uma etapa do projeto de Educação Patrimonial daquela instituição. Além de assinar o prefácio e fazer a supervisão de todo projeto, Drª Adriana fez uma palestra no Teatro Municipal de Ilhéus no lançamento do mesmo. Saudades da minha grande mestra!
domingo, 26 de agosto de 2012
Educação Patrimonial em Ilhéus - Como começou...
Drª Adriana Castro |
Assim comecei minha viagem nos trilhos do conhecimento e da vida, que é a maior universidade de todas (como dizia a doutora), nessa academia aprendo todos os dias que preciso cada vez mais de sabedoria e humildade para fazer jus a grande Mestra que tive.
Museu Imperial de Petrópolis - Onde tudo começou...
A expressão "Educação Patrimonial! vem se tornando cada vez mais familiar e frequente nas instituições que lutam pela valorização e preservação do patrimônio cultural brasileiro. A proposta metodológica para o desenvolvimento das ações educacionais voltadas para o uso e apropriação dos bens culturais foi introduzida, em termos conceituais e práticos a partir do 1º Seminário realizado em 1983, no Museu Imperial de Petrópolis, RJ, inspirando-se no trabalho pedagógico desenvolvido na Inglaterra sob a designação de Heritage Education.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
O que é Educação Patrimonial?
Toda vez que as pessoas se reúnem
para construir e dividir novos conhecimentos, investigam pra conhecer melhor,
entender e transformar a realidade que nos cerca, estamos falando de uma ação
educativa. Quando fazemos tudo isso levando em conta alguma coisa que tenha
relação ao com nosso patrimônio cultural, então estamos falando de Educação
Patrimonial!
O Iphan concebe educação patrimonial como todos os processos educativos
que primem pela construção coletiva do conhecimento, pela dialogicidade entre
os agentes sociais e pela participação efetiva das comunidades detentoras das
referências culturais onde convivem noções de patrimônio cultural diversas.
O que é Patrimônio Cultural?
O patrimônio cultural é o conjunto de
manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Ele
está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em
nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos
nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia
que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos.
Ele faz parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os
valores que defendemos. É ele que nos faz ser o que somos. Quanto mais o país
cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o patrimônio cultural. O
patrimônio cultural de cada comunidade é importante na formação da identidade
de todos nós, brasileiros.
Como é que funciona a política do Iphan para a
Educação Patrimonial?
O Iphan busca formas de implementar uma
postura educativa em todas as suas ações institucionais. Isso significa que o
Iphan espera que cada vez mais suas representações espalhadas por todo o
território nacional, funcionem como centros de diálogo e construção conjunta
com a sociedade de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e
promoção do patrimônio cultural. O projeto Casas do
Patrimônio é a principal iniciativa nesse sentido.
Quem cuida do setor de Educação Patrimonial no
Iphan?
A Coordenação de Educação
Patrimonial – Ceduc, sediada em Brasília, centraliza, apóia e divulga
as informações a respeito das ações desenvolvidas em todo o país voltadas para
a educação patrimonial. É também responsável pelo apoio à rede de agentes
educativos dedicados ao patrimônio cultural, nas regionais do Iphan e na
articulação com setores da sociedade civil, estados e municípios.
Como posso entrar em contato com a
Ceduc?
Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional – Iphan
Coordenação de Educação Patrimonial
SEP/Sul EQ 713/913 Lote D Edifício
Lúcio Costa, 4o andar
Brasília – DF.
70.390-135
(61) 2024-5456/5457
domingo, 12 de agosto de 2012
Arte e Educação
Arte é um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, encaminhar a formação do gosto, estimula a inteligência e contribui para a formação da personalidade do indivíduo, sem ter como preocupação única e mais importante à formação de artistas.
No seu trabalho criador, o indivíduo utiliza e aperfeiçoa processos que desenvolvem a percepção, a imaginação, a observação, o raciocínio, o controle gestual. Capacidade psíquica que influem na aprendizagem. No processo de criação ele pesquisa a própria emoção, liberta-se da tensão, ajusta-se, organiza pensamentos, sentimentos, sensações e forma hábitos de trabalho. Educa-se. E essa será a nossa proposta de trabalho, acreditando na arte aliada a Educação como agente sensibilizador para a transformação humana em busca de um mundo melhor.
Está criada a Companhia Maria Fumaça de Arte e Educação.
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